A cada momento observam-se mudanças de paradigmas e dogmas em diferentes segmentos da sociedade. A revolução industrial alterou a forma de vida de muitos povos. O mundo contemporâneo presencia um dos agentes responsáveis pela revolução do momento, a informática, que particularmente beneficiou as áreas da saúde. A aplicação dos benefícios e suas relações com os distintos setores da saúde permitiram importante economia de tempo, além de influenciar na qualidade de vida. A biotecnologia revolucionou o pensamento atual.
A radiologia presencia uma constante revolução, desde a descoberta dos raios X pelo Físico Alemão Röentgen, em 1895. Novas tecnologias abrem outros horizontes.
As variações de angulações propostas por Clark e o desenvolvimento da radiografia panorâmica por Paatero direcionaram para diferentes aplicações dos raios X na odontologia. Recentemente, a tomografia computadorizada cone beam (CBCT, feixe cônico) introduziu a terceira dimensão na odontologia, beneficiando especialidades que até então não usufruíam da TC médica por falta de especificidade.
Hoje, a tomografia computadorizada cone beam permite uma visualização de uma imagem tridimensional, em que um novo plano é adicionado, a profundidade. Sua aplicação clínica permite elevada acurácia, e se direciona a quase todas as áreas da odontologia – cirurgia, implantodontia, ortodontia, endodontia, periodontia, distúrbio têmporo-mandibular, diagnóstico por imagens, etc. A visão real da associação destes indicadores aos aspectos clínicos, projeta a quarta dimensão, marcada pela necessidade de tempo e espaço.
Vários trabalhos mostraram importantes indicações e ap